Siga

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A importância da castração para os animais domésticos

Por Jessica Guerra
Estudante de Medicina Veterinária (UNIPLI)

A castração é uma cirurgia com o propósito de impedir a reprodução de cães e gatos, sendo também a melhor forma de controle populacional, tendo em vista que a reprodução indesejada é uma das principais causas de abandono.
É uma cirurgia de recuperação rápida, que em fêmeas consiste na retirada dos ovários, trompas e útero, e em machos na retirada dos testículos.
Traz inúmeras vantagens tanto para os animais quanto para seus proprietários. Diminui o risco de transmissão de doenças sejam elas sexualmente transmissíveis, decorrentes de brigas ou pelo simples contato com animais previamente doentes.
As fêmeas não apresentarão cio, o que não atrairá machos em torno de sua residência; animal estará livre de doenças como piometra (infecção uterina), que acomete inúmeras fêmeas não castradas podendo ser fatal; quando castrados ainda jovens reduz quase em 100% o risco de câncer de mama, dentre outras vantagens.
Já os machos diminuirão a marcação de território; evitará fuga da residência devido a fêmeas no cio; evita hiperplasia prostática; tumores dos testículos e permanecem como guardiões da casa.
Existem inúmeros mitos quando o assunto é a castração, porem esta é a melhor forma de prevenir doenças, evitar o abandono e promover o bem estar do animal, alem de ser a única medida eficaz no controle populacional e de zoonoses.

Castração é um ato de amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bixo Aki agradece pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Comentários que contém ofensas e palavrões não serão
aceitos.Por isso reflita antes de fazer qualquer comentário que poderá testemunhar contra você.